jusbrasil.com.br
17 de Agosto de 2022

O passo a passo do Artigo Perfeito no Jusbrasil

As estratégias por trás dos artigos que me renderam +110.000 visualizações.

Pedro Henrique Lisbôa Prado, Advogado
há 2 anos

Fala, pessoal! Depois de 3 anos “sumido” do JusBrasil, decidi voltar a postar artigos por aqui e essa volta tem um motivo: Ontem, por curiosidade, abri as minhas estatísticas de visualizações e percebi que nos últimos 3 meses obtive 1.839 visualizações nas publicações que escrevi há mais de 3 anos nessa plataforma.

Por isso, eu decidi compartilhar com vocês um tutorial completo com as estratégias que me garantiram +110.000 visualizações nos artigos publicados aqui no Jusbrasil.

Histórico

Quando comecei a publicar artigos por aqui, eu era somente um “replicador” de notícias e percebi que com isso eu não iria atingir o meu objetivo principal, que era conseguir mais clientes para o meu escritório de advocacia.

Vejam as estatísticas das minhas primeiras publicações:

Convenhamos, nada impressionante.

Eu comecei a fazer uma análise dos artigos que mais bombavam aqui no Jusbrasil e percebi que neles existiam alguns fatores que se repetiam, como: Imagem, Título, Linguagem e Hiperlinks e isso mudou minha trajetória por aqui.

Vamos conversar sobre cada um desses fatores em tópicos.

1) Imagem de Capa

Você viu que eu coloquei uma imagem no começo desse artigo? Não foi por acaso!

Sempre que eu abro o Newsletter do Jusbrasil (aquele e-mail que eles encaminham todo dia com as publicações mais indicadas) vejo que os artigos que estão por ali sempre possuem alguma imagem vinculada.

Na página principal do Jusbrasil é a mesma coisa, os artigos que possuem imagens estão, quase sempre, no topo da plataforma.

Se você quer atrair visualizações para o seu artigo, é importante que chame a atenção das pessoas que passam por ele, a imagem serve exatamente para isso!

Por sinal, indico que vocês produzam as próprias imagens, o Canva, por exemplo, é uma plataforma online que você consegue produzir as suas próprias imagens de divulgação (já fiz um tutorial sobre essa plataforma AQUI)

2) Capriche no Título

Aqui é um ponto que muita gente erra!

Os Advogados costumam ser muito técnicos na produção de artigos, por isso, não é difícil encontrar artigos por aqui com os seguintes títulos: “Novidades da Lei 13.709/2018” ou “Aspectos Jurídicos da Alienação Parental”.

Você acha que o seu cliente vai pesquisar dessa forma? Você acha que ele vai ler um artigo com esse título? Tenho certeza que não!

Nos exemplos que citei, ficaria MUITO melhor se estivessem escrito “Dicas Infalíveis sobre a LGPD” ou “Sua Ex-Mulher está falando mal de você para o seu filho? Saiba o que fazer!”.

Esses são os meus artigos mais vistos por aqui:

Você viu o que eles têm em comum? Os títulos são extremamente objetivos e exemplificativos: “6 Exemplos...”, “5 Direitos”.

Não adianta você escrever um artigo que seja muito bom, que realmente faça com que as pessoas que lerem o artigo obtenham respostas, se essas pessoas não se sentirem atraídas para lê-lo.

3) Não use o Juridiquês e não siga a ABNT

Quando eu comecei a fazer Direito, eu ficava procurando palavras difíceis no Google para colocar nas provas e parecer mais inteligente, e parece que algumas pessoas fazem isso para escrever artigos.

O cliente não vai te contratar por você escrever difícil, ele te contratará se ele entender o que você esta escrevendo e perceber que possui um direito sendo violado.

Escreva sem Juridiquês, escreva com a língua da pessoa que você quer que leia aquele artigo.

Outro ponto que faz com que as pessoas não escrevam artigos por aqui é porque elas associam diretamente aos artigos acadêmicos de 15 laudas, referências bibliográficas e seguindo as normas da ABNT.

O mundo real é diferente do mundo acadêmico.

O Cliente não vai ler um artigo de 15 páginas, seja objetivo e direto, mostrando os direitos que o leitor possui.

4) Coloque Hiperlinks com os artigos anteriores e citações de artigos

Um dos melhores tipos de cliente é aquele que te conhece pela sua técnica, que sabe o quanto você é bom no que faz.

Uma estratégia interessante é fazer remissões de artigos anteriores com a utilização de Hiperlinks, que é aquela opção de clicar em palavras específicas e direcionar para um link externo.

A mesma dica funciona para a remissão de artigos e decisões jurisprudenciais, afinal, um artigo não é uma petição, você fundamenta e coloca o hiperlink, a pessoa que quiser ler o artigo precisa clicar e ser direcionada para o link que você disponibilizou, veja o exemplo abaixo:


“Mas eu sou Advogado (a), o Jusbrasil é uma plataforma para juristas, não para Clientes...”

Pode admitir, a frase acima já deve ter passado pela sua mente, também já passou pela minha, mas tem uma coisa que o Jusbrasil proporciona que é difícil você encontrar com facilidade: Audiência.

O seu objetivo para atingir clientes é ficar bem ranqueado no Google, para que as pessoas de fora do mundo jurídico pesquisem por termos específicos e encontrem os seus artigos, esse é o motivo pelo qual eu obtenho centenas de visualizações nas minhas publicações mesmo sem estar publicando com frequência.

Olhe o que aparece se eu digitar “direito do consumidor banco” no Google:

Ai quando você vai dar uma olhada nos comentários:

Uma possibilidade de conseguir um contrato com cliente pessoa física, para entrar com um processo, com um artigo publicado há 4 anos.

Imagine se você produzir um artigo por semana? A quantidade de oportunidades para o seu escritório de advocacia é absurda!


Obrigado por ter lido o artigo até aqui! Tem alguma estratégia que você aplicou e teve bons resultados com os artigos aqui no Jusbrasil?

Informações relacionadas

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 3 anos

Guia completo para publicar seu texto no Jusbrasil

André Porto, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

Sistemas de Governo, formas de Governo e formas de Estado

Cláusulas abusivas em contratos de financiamento de veículos

Amanda Costa Gomes, Advogado
Artigoshá 2 meses

Mentiras que te contam sobre o auxílio reclusão

Victor Emanuel C Leite, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Sistema de Governo

29 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom artigo, com dicas importantíssimas. Ah, bem-vindo de volta, @phlisboaprado! continuar lendo

Obrigado minha querida! É um prazer estar de volta! Valeuu continuar lendo

Seja bem vindo de volta, @phlisboaprado! Dicas valiosas. Que bom que voltou.
Abraço! continuar lendo

Obrigado Juliana! Estou bem feliz! Valeuuu continuar lendo

Muito bom, Pedro. Eu costumo dizer que escrever sobre aquilo que a gente sabe ou aprendeu é o melhor jeito de dar certo. No fim das contas escrever é um exercício de aprendizado. E ler também, logo, todo mundo sai ganhando. Parabéns pelo texto. continuar lendo

Boaa! Valeu Matheus! Concordo plenamente, quando escrevemos aprendemos duas vezes! Forte Abraço continuar lendo

Muito bom Ph!! Tento replicar isso nos meus textos aqui e no meu blog...

Se você ou alguém se interessar, tem bastante coisa legal na minha página aqui e no Instagram

www.instagram.com/_meusdireitos

Sucesso, Abraço!! continuar lendo

Show de bola meu amigo!! Parabéns!! continuar lendo